domingo, 23 de novembro de 2014

UML

UML (Unified Modeling Language - Linguagem de Modelagem Unificada) é uma linguagem para visualização, especificação, construção e documentação das funções e objetos de um sistema computacional, para realizar a modelagem orientada a objeto. Por meio desta linguagem é possível desenvolver especificações e visualizações de um sistema de modo a tornar o trabalho do programador e/ou analista no desenvolvimento de um sistema. A UML auxilia na organização e esquematização das funções do sistema, construindo assim um planejamento para realizar o desenvolvimento do sistema.

A UML cria o "guia" que o programador/analista irá seguir para alcançar seu objetivo final - o desenvolvimento completo do sistema - de modo a garantir mais segurança e confiabilidade para não consumir tempo ou recursos demasiados, que são gastos quando não há um planejamento esquematizado.
A Linguagem Unificada de Modelagem possui diagramas (representações gráficas do modelo parcial de um sistema) que são usados em combinação, com a finalidade de obter todas as visões e aspectos do sistema.

Os Diagramas da UML estão divididos em Estruturais e Comportamentais.




Diagramas Estruturais

  • De Classe: Este diagrama é fundamental e o mais utilizado na UML e serve de apoio aos outros diagramas. O Diagrama de Classe mostra o conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre classes.
  • De Objeto: O diagrama de objeto esta relacionado com o diagrama de classes e, é praticamente um complemento dele. Fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos de um Diagrama de Classe em um determinado momento da execução do processo do software.
  • De Componentes: Está associado à linguagem de programação e tem por finalidade indicar os componentes do software e seus relacionamentos.
  • De implantação: Determina as necessidades de hardware e características físicas do Sistema.
  • De Pacotes: Representa os subsistemas englobados de forma a determinar partes que o compõem.
  • De Estrutura: Descreve a estrutura interna de um classificador.

Diagramas Comportamentais

  • De Caso de Uso: Geral e informal para fases de levantamento e análise de Requisitos do Sistema.
  • De Máquina de Estados: Procura acompanhar as mudanças sofridas por um objeto dentro de um processo.
  • De Atividades: Descreve os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade.
  • De Interação: Dividem-se em:
  • De Sequência: Descreve a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos.
  • Geral interação: Variação dos diagramas de atividades que fornece visão geral dentro do sistema ou processo do negócio.
  • De comunicação: Associado ao diagrama de Seqüência, complementando-o e concentrando-se em como os objetos estão vinculados.
  • De tempo: Descreve a mudança de estado ou condição de uma instância de uma classe ou seu papel durante o tempo.

Figura1. Diagramas da UML


Figura 2. Diagrama de Classe (o mais utilizado)

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